Este é um evento passado. As incrições etsão fechadas. Ver outros eventos da FPF ACADEMIA.
Mauro Silva

Mauro Silva

Iniciou sua carreira como atleta de futebol em 1986 aos 18 anos. Começou nas categorias de base do Guarani. No profissional, se transferiu para o Bragantino, clube pelo qual foi Campeão Paulista de 1990 e vice-campeão brasileiro em 1991. Após convocações para a seleção brasileira, a partir de 1992 foi contratado pelo Real Club Deportivo de La Coruña, da Espanha, onde permaneceu por 13 anos. Em 1994 foi Tetracampeão da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira.
Atualmente, ocupa o cargo de Vice-Presidente da Federação Paulista de Futebol. Também é Conselheiro de Administração do Museu do Futebol, membro do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Esportes, membro titular no Plenário da APFUT do Ministério do Esporte, além de associado à ONG Atletas Pelo Brasil.

Marcello Sangiovanni (Presidente da FIFOs (Federação Internacional de Football Soccer Society) - Organizadora da Brasil Ladies Cup)

Marcello Sangiovanni

Presidente da FIFOs (Federação Internacional de Football Soccer Society) - Organizadora da Brasil Ladies Cup

Somando 31 anos de carreira como engenheiro elétrico e 28 anos de experiência em Direção, Coordenação, Operação de Entidades Esportivas e de Gestão de Eventos Esportivos, Estaduais, Nacionais e Internacionais na Modalidade de Futebol 7 Society e suas variações em Arenas e Complexos Esportivos, Marcello tem facilidade para planejar, liderar e motivar equipes/ grupos, equilíbrio emocional sob pressão e relacionamento interpessoal, além de amplo conhecimento estatutário/atas e assembleias gerais, contratos e registros.

Flavia da Silva Alves (Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo no Sicredi)

Flavia da Silva Alves

Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo no Sicredi

MBA Marketing com gestão de clientes e Assessora de Cooperativismo.

Maria Pry (Treinadora profissional de futebol em Santiago Morning)

Maria Pry

Treinadora profissional de futebol em Santiago Morning

Certificada pela UEFA como treinadora profissional de futebol e formada em Ciências do Esporte, Maria Pry possui um vasto conhecimento técnico de futebol, que foi complementado por cursos de Análise e Scouting de Futebol e Metodologia e Treinamento de Futebol, ambos oferecidos pela Hi Fútbol da Espanha. Como ex-jogadora de futebol, conhece os detalhes da vida e performance de uma atleta, buscando desta forma não repetir métodos e práticas que atrapalharam seu desenvolvimento como atleta. A experiência dentro de campo a ajudou a entender o funcionamento de uma equipe e o gerenciamento do vestiário. Pry une paixão por futebol, experiência esportiva, técnicas de gestão e controle de emoções para incentivar o melhor desempenho atlético da equipe e individual das jogadoras.

Japa Mayumi (Criadora de conteúdo)

Japa Mayumi

Criadora de conteúdo

Ana Cláudia Mayumi é mais conhecida como Japa. Formada em Educação Física e Pós Graduada em Gestão e Comunicação das Redes Sociais. Atua como treinadora em projetos que tem como objetivo empoderar mulheres através do esporte. Atualmente, é criadora de conteúdos sobre mulheres no esporte e no futebol.

Beatriz Margutti (Treinadora de Futebol Feminino no Pelado Real Futebol Clube (PRFC))

Beatriz Margutti

Treinadora de Futebol Feminino no Pelado Real Futebol Clube (PRFC)

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela FMU
Certificada da Licença C da CBF
Treinadora de Futsal do São Paulo FC - Social
Treinadora de Futebol do PRFC nas categorias sub 13/ sub 15 e sub 17
Bi campeã da Copa Nescau Feminina sub 12 (2018/2019)
Campeã da Copa LIESP interclube de São Paulo sub 15 feminina (2019)
Certificada do curso Gestão Técnica no Futebol pela Universidade do Futebol
Certificada nos cursos de Metodologia de base pelo Instituto Phorte Educação

Sandra Santos (treinadora responsável pelo trabalho de base feminina do Santos FC e idealizadora do Projeto Meninas Em Campo)

Sandra Santos

treinadora responsável pelo trabalho de base feminina do Santos FC e idealizadora do Projeto Meninas Em Campo

Treinadora da base feminina do Santos FC.
Coach de alta performance, facilitadora de grupos e empreendedora social.
Idealizadora e coach do projeto Meninas em Campo. Especialista em futebol feminino, habilidades socioemocionais e desenvolvimento humano pelo esporte. Graduada em Educação Física, pós graduada em Treinamento Esportivo com ênfase em Futebol pela USP, Marketing Esportivo pela Gama Filho. Formada nos programas da CBF - Licença B, Licença C. Foi a primeira Coach da Seleção Brasileira de Futebol Feminino no ano de 2017. Trabalhando diretamente nas categorias sub17, sub20 e principal.

Rodrigo Coelho (Coordenador Técnico - A. D. Centro Olímpico)

Rodrigo Coelho

Coordenador Técnico - A. D. Centro Olímpico

Graduado pela USP em Ciências do Esporte e licenciado pela CBF como Treinador Licença B. Atuante no futebol desde 2011.
Pelo Centro Olímpico, campeão Brasileiro sub 20 (2016), campeão Copa das Nações sub 12 (2017), bicampeão Brasileiro sub 14 (2018 e 2019), bicampeão Sulamericano sub 14 (2019 e 2020).
Pelo São Paulo, campeão Brasileiro sub 18 (2021) e 3° colocado no Brasileiro sub 16 (2021).
Treinador de mais de 40 atletas convocadas para a Seleção Brasileira sub 17, sub 20 e adulta. Em 2018, finalista do CONAFUT como melhor projeto de Futebol Feminino.

Julia Passero (Treinadora das categorias de base de futebol feminino da Ferroviária - Sub16/17/18)

Julia Passero

Treinadora das categorias de base de futebol feminino da Ferroviária - Sub16/17/18

Graduada em Ciências do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP). Pesquisadora no Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE/UNICAMP). Mestranda em Educação Física pela UNICAMP, abordando a seguinte temática: treinadoras, esporte e mulheres. Pós graduanda em Ensino e Treinamento de Futsal - AMAX FUTSAL/SOGIPA. Treinadora da Ferroviária - Sub 16/17/18 (feminino) e analista de desempenho do Futsal Feminino Taboão Magnus (Colaboradora).

Mônica Esperidião Hasenclever (CEO e Cofundadora WES)

Mônica Esperidião Hasenclever

CEO e Cofundadora WES

Especializada em gestão e marketing esportivo, Mônica acredita que o esporte é uma poderosa ferramenta: de marketing para as empresas e de transformação para a sociedade. Depois de 8 anos como responsável por marketing esportivo na maior empresa de telecomunicações do Brasil, a Telefônica Vivo. Gerenciou patrocínios em diversas modalidades, como Golfe, Tênis, Voleibol, Basquete e Futebol, este último com a Seleção Brasileira de Futebol, de base a principal, masculina e feminina. Hoje atua como consultora de marketing esportivo na Espanha/Brasil e trabalha com desenvolvimento profissional na área do esporte, em temas como: marketing esportivo, esporte feminino, empreendedorismo, promoção da diversidade e igualdade de gênero.

Pedro Malabia (Diretor de futebol feminino na LaLiga)

Pedro Malabia

Diretor de futebol feminino na LaLiga

Nascido em Valência, na Espanha, em 1 de abril de 1980. É Diretor do Futebol Feminino da LaLiga desde junho de 2018 e também de 2015 a 2017, antes de ingressar na FIFA como Chefe das Competições de Futebol Feminino.

É licenciado em Direito pela Universitat de València, possui um Mestrado em Direito e Gestão Desportiva pelo ISDE e diversos cursos de especialização como Diretor Esportivo e Direito Desportivo.

De 1999 a 2009 foi responsável e chefe do Futebol Feminino do CD Colegio Alemán Valencia, clube que se tornou a seção de futebol feminino do Valencia CF - Valencia CF Feminino - onde foi Diretor até setembro de 2015. Nesse momento ingressou na LaLiga como Diretor e responsável pelo recém-criado Departamento de Futebol Feminino.

Durante a sua passagem pelo Valencia CF e paralelamente à sua atuação no futebol feminino, foi responsável por projetos de desenvolvimento na Valencia Foundation (2011 a 2013), antes de ingressar na estrutura do Valencia CF como International New Business na área de Marketing, bem como ligado ao Diretor de Operações do clube.

Ele também foi o representante do Valencia CF Feminino no Comitê de Futebol Feminino da ECA, tornando-se o primeiro clube espanhol a ingressar neste grupo de trabalho.

Mari Pereira (Repórter Dibradoras e comentarista dos canais esportivos da Disney)

Mari Pereira

Repórter Dibradoras e comentarista dos canais esportivos da Disney

Jornalista formada pela PUC-SP, repórter no Dibradoras e comentarista de futebol em diversas competições femininas e masculinas.

Victor Machado (Gerente de parcerias de esportes do YouTube)

Victor Machado

Gerente de parcerias de esportes do YouTube

Victor Machado tem 14 anos de experiência no mercado de esportes, mídia e tecnologia. Hoje é gerente de parcerias de esportes do YouTube no Brasil.

Joana Thimoteo (Diretora de Eventos Esportivos do Grupo Globo)

Joana Thimoteo

Diretora de Eventos Esportivos do Grupo Globo

Jornalista de formação com especialização em negócio, entrou no Esporte da Globo como estagiária em 2000. Foi produtora executiva internacional em Pequim e em Lisboa, também foi responsável pelo planejamento das coberturas de grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo e Olimpíadas e pela criação da área de Gestão de Elenco do Esporte.

Hoje é Diretora de Eventos Esportivos da Globo em que cuida do planejamento a exibição dos mais de 4 mil eventos esportivos por ano que são exibidos nos canais Globo. Joana é casada com o Pedro e mãe do Antonio e Matias.

Marcelo Miranda (Head of Global Business Development - TikTok)

Marcelo Miranda

Head of Global Business Development - TikTok

Trabalhando com estratégia digital no Brasil e na América Latina desde 1995, tendo atuado em grandes empresas de tecnologia para ajudar empresas de diferentes setores a se adaptarem às mudanças e explorarem novas oportunidades de negócio.

Fabio Wolff (Diretor na Wolff Sports & Marketing)

Fabio Wolff

Diretor na Wolff Sports & Marketing

Com 25 anos de atuação no mercado e mestre em Indústria do Futebol pela Universidade de Liverpool, Inglaterra, Fábio Wolff é um dos nomes mais reconhecidos na indústria do marketing esportivo no Brasil. Desde 2006 ele comanda a Wolff Sports, agência que já fechou mais de 2000 contratos nos últimos sete anos, envolvendo 96 clubes, nacionais e internacionais. Ele também é apresentador do podcast “Patrocinei!”, colunista no site MKTEsportivo e professor no curso de MBA em Gestão e Marketing Esportivo na Trevisan Escola de Negócios

Mariana Miné (CEO Brasil Rugby)

Mariana Miné

CEO Brasil Rugby

Mariana Miné é administradora formada pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP FGV), e construiu sua carreira profissional nas áreas de marketing, vendas e estratégia, com uma trajetória diversificada.
Atuou como gerente de vendas e marketing em grandes empresas como Ambev, Unilever, e no grupo de comunicação RBS, um dos maiores do país. Fundou a empresa Simple Pet, voltada à nutrição animal, que foi vendida em 2021.

Kin Saito (Coordenadora de Comunicação em RiosCom)

Kin Saito

Coordenadora de Comunicação em RiosCom

Kin Saito atua como Coordenadora de Comunicação na RiosCom e Coordenadora de Atletas & Talents na Octagon Brasil. Entre o universo da assessoria de imprensa e do marketing esportivo, encontrou o seu propósito nos bastidores do futebol. Em especial, nos bastidores do futebol feminino.

Felipe Ribbe (Head de Inovação do Clube Atlético Mineiro em Atletico)

Felipe Ribbe

Head de Inovação do Clube Atlético Mineiro em Atletico

Sou formado em jornalismo pela PUC-Rio e pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral; comecei minha carreira no Sportv, onde fiquei 5 anos, como produtor e coordenador de transmissões ao vivo; fui colunista de inovação e novas tecnologias do Jornal do Brasil; fui coordenador de transmissões e inovação da Liga Nacional de Basquete, um dos responsáveis pelo planejamento e execução do projeto de 100% de transmissões do NBB na temporada 2019/2020; depois fui head de novos negócios da Enzima, uma consultoria de inovação no esporte, onde fui responsável por planejar e executar o Vozão Conecta, o primeiro programa de inovação aberta do futebol brasileiro; desde março sou head de inovação do Clube Atlético Mineiro.

Sofia Cesar (Founder Classe das Campeãs)

Sofia Cesar

Founder Classe das Campeãs

Fundadora da Classe das Campeãs, conheceu o esporte aos 07 anos e nunca mais o abandonou.
Desde 2019 atua como voluntária no Projeto Meninas em Campo, criando uma veia de inovação social para impacto.
Através da Classe das Campeãs, já levou mais de R$ 500k para projetos sociais de fomento ao esporte feminino.
Acima de tudo, acredita no esporte como poderosa ferramenta de transformação social.

Pedro Martins (VP Competições em FPF)

Pedro Martins

VP Competições em FPF

Pedro Martins é formado em Administração, com MBA na Universidade de Liverpool-ING e atualmente é Vice Presidente de Competições da Federação Paulista de Futebol.
Ele contribuiu ativamente com o desenvolvimento dos projetos de futebol da Ferroviária de Araraquara, como CEO da organização, e Club Athletico Paranaense através do Departamento de Informação do Futebol. Além disso, ele acumula experiência profissional em clubes como Olé Brasil e Queen Park Rangers-ING.

MENTES INQUIETAS (Fpf)

MENTES INQUIETAS

Fpf

Somos um hub de inovação que reúne mentes inquietas para resolver problemas locais e reais através da co-criação, inovação e colaboração.

Júlia Vergueiro (CEO do Pelado Real FC e Fundadora da Nossa Arena)

Júlia Vergueiro

CEO do Pelado Real FC e Fundadora da Nossa Arena

Formada em Relações Internacionais pela PUC-SP, Júlia iniciou sua carreira empreendedora como presidente da AIESEC PUC-SP. No Itaú, liderou o projeto de sustentabilidade na Copa das Confederações 2013, mesmo ano em que saiu do banco para mergulhar no futebol feminino ao se tornar sócia do Pelado Real FC. Em 2018, foi selecionada para representar o Brasil no Global Sports Mentoring Program, do governo dos EUA. No último ano, fundou a Nossa Arena, a casa do esporte feminino em São Paulo, empresa que preside hoje concomitantemente com a escola Pelado Real. Júlia é também co-fundadora do Dibradoras e já escreveu para canais como ESPNW e Máquina do Esporte

Roberta Nina (Jornalista e Co-fundadora do Dibradoras)

Roberta Nina

Jornalista e Co-fundadora do Dibradoras

Roberta Cardoso (Nina) é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu e Pós-graduada em Gestão e Marketing Esportivo pela Trevisan Escola de Negócios. É co-fundadora do Dibradoras, veículo que confere maior espaço e visibilidade para as mulheres no esporte.
O Dibradoras foi criado em maio de 2015 e tem como intuito destacar a participação e os feitos das mulheres no esporte. As três integrantes (Angélica Souza, Renata Mendonça e Roberta Nina) são apaixonadas por esportes e militam – em causa maior - por mais espaço e visibilidade para o futebol feminino.

Fernanda Arantes

Fernanda Arantes

Com sete anos de carreira, Fernanda Arantes destaca-se pelos trabalhos na área esportiva da Rede Globo e, atualmente, no SBT. Foi a primeira mulher do novo núcleo de esporte da emissora que detém os direitos da Conmebol Libertadores masculina. Pelo SBT, se tornou a primeira repórter em TV aberta no Brasil a transmitir uma final da Libertadores masculina para todo país. Em 2021, foi setorista da conquista da Argentina na Copa América masculina.

Antes disso, em 2019, Fernanda Arantes foi pioneira ao ser a primeira mulher a narrar um jogo de futebol pela rádio CBN, na partida entre as Seleções femininas do Brasil e México em Araraquara, e a primeira mulher a narrar uma partida no grupo EPTV (afiliada Globo) e no globoesporte.com pela final da Taça das Favelas de futebol feminino em Campinas.

Mineira, ficou conhecida pelo estilo descontraído, mesclando entretenimento e informação com credibilidade. A jornalista também utiliza as redes sociais para conectar mulheres com a prática esportiva, com um alcance de três milhões de pessoas apenas em 2021.

Fabimar Franchi (Head de Sustentabilidade e Desenvolvimento do Futebol Feminino em CONMEBOL)

Fabimar Franchi

Head de Sustentabilidade e Desenvolvimento do Futebol Feminino em CONMEBOL

Atuei por mais de 15 anos nos setores público e privado, liderando projetos e implementando programas que visam a promoção da diversidade, inclusão e sustentabilidade. Em nível internacional, gerenciei vários projetos de inclusão dedicados a mulheres executivas no mundo corporativo, ao mesmo tempo em que desenvolvi e capacitei comunidades na América Latina e no Caribe.
Como Chefe de Sustentabilidade e Desenvolvimento do Futebol Feminino da CONMEBOL, acredito na transformação social positiva que o futebol pode trazer. Além disso, através do futebol, eu promovo o potencial das mulheres nas várias funções que desempenham dentro e fora do campo na região da CONMEBOL. Estou convencida do poder positivo da humanidade para criar e construir

ANA LORENA MARCHE (Coordenadora Futebol Feminino FPF)

ANA LORENA MARCHE

Coordenadora Futebol Feminino FPF

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista - Rio Claro, possui também mestrado e doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade Estadual de Campinas. Atuou por sete anos como coordenadora pedagógica da Universidade do Futebol. Durante três anos ficou à frente como Diretora de Futebol Feminino na Ferroviária S/A, conquistando o Campeonato Brasileiro e um Vice da Libertadores. Atualmente atua como Coordenadora de Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol.

Aintzane Encinas (Embaixadora da LaLiga)

Aintzane Encinas

Embaixadora da LaLiga

Uma das lendas vivas da Real Sociedad e figura central no desenvolvimento da equipe de San Sebastián. É impossível falar em mulheres da Real Sociedad sem fazer referência a Aintzane Encinas.
A jogadora mudou-se para o Zubieta em 2004, ano em que foi criada a equipa feminina, e no período de apenas duas temporadas, ajudou-a a alcançar a promoção à Liga Iberdrola. Encinas fez mais de 350 partidas pelo clube, a maioria delas com a braçadeira de capitão. Ela pendurou as chuteiras em 2017, e La Real reconheceu sua carreira e sua influência no desenvolvimento do futebol feminino ao lhe conceder o distintivo de ouro e diamante do clube.

Dilma Maria Mendes

Dilma Maria Mendes

Ex-atleta (pioneira) de Futebol, com Nível Superior em Gestão de Eventos Esportivos, Pós Graduação em Psicopedagogia Clinica e Escolar, Pós Graduação em Futebol e Futsal – Ciências do Esporte e metodologia de treinamento.

Atua como treinadora de futebol society feminino, uma das poucas treinadoras mulher na modalidade no Brasil é considerada uma das melhores com diversos títulos. Treinou equipes como o Camaçari (BA), Saad (SP), Euroexporte (SP) e Palmeiras (SP).

E também trabalha como Subsecretária de Esporte e Laser e Juventude (SEJUV), Camaçari, onde desenvolve projetos de futebol com meninas entre 6 e 16 anos.

Aline Pellegrino (Coordenadora de Competições femininas da CBF em CBF)

Aline Pellegrino

Coordenadora de Competições femininas da CBF em CBF

Ex-jogadora futebol brasileira que atuou como zagueira. ocupou o cargo de Coordenadora do Departamento de Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol (FPF), atualmente atua como coordenadora de competições femininas da CBF.

T

TBD

Juliana Daguano (Jornalista e especialista em comunicação na WES)

Juliana Daguano

Jornalista e especialista em comunicação na WES

Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Brasil, ela trabalhou como Assessora de Imprensa e Gerente de Redes Sociais por 5 anos, em sua cidade natal. Em 2016, ela trabalhou como assistente trilingue voluntária do Comitê Olímpico Nacional do Paquistão nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Em 2018, ela se mudou para a Europa para seguir um programa exclusivo de Erasmus Mundus + Master of Arts, denominado Sports Ethics and Integrity (MAiSI), oferecido por um consórcio de seis universidades europeias de alto nível.
Atualmente, trabalha como Assistente de Marketing e Comunicação na Federação Internacional de Artes Marciais Mistas e como Especialista em Comunicação para a agência Women Experience Sports.

Jéssica Lima (Auxiliar Técnica Seleção Brasileira sub-20)

Jéssica Lima

Auxiliar Técnica Seleção Brasileira sub-20

Atleta por 25 anos. Segunda geração pós proibição. Atuou por Marília, São Bernardo/Palmeiras, São Paulo, Rio Preto E.C, Marsalla Calcio/Itália.
Campeã Brasileira. Bi-Campeã Paulista. Graduada em Educação Física e Motricidade Humana. Licença B.

Dilma Maria Mendes

Dilma Maria Mendes

Ex-atleta (pioneira) de Futebol, com Nível Superior em Gestão de Eventos Esportivos, Pós Graduação em Psicopedagogia Clinica e Escolar, Pós Graduação em Futebol e Futsal – Ciências do Esporte e metodologia de treinamento.

Atua como treinadora de futebol society feminino, uma das poucas treinadoras mulher na modalidade no Brasil é considerada uma das melhores com diversos títulos. Treinou equipes como o Camaçari (BA), Saad (SP), Euroexporte (SP) e Palmeiras (SP).

E também trabalha como Subsecretária de Esporte e Laser e Juventude (SEJUV), Camaçari, onde desenvolve projetos de futebol com meninas entre 6 e 16 anos.